A EQUIPA AMA

José Pedro Ribeiro
Fundador | Gestão

Licenciado em direito (1990) e inscrito na Ordem dos Advogados, desde 1992. Iniciou a sua actividade profissional numa sociedade de advogados em Lisboa. Entre 1996 e 1998 foi o responsável pela filial desse escritório em Moçambique. De 1998-2000 exerceu funções de Diretor do Departamento Jurídico e Secretário-Geral de uma instituição bancária em Moçambique. Entre 2000 e 2002 foi consultor jurídico de diversas instituições ligadas ao Ministério da Cultura (IGAC – Inspecção Geral das Actividades Culturais, IPCR – Instituto Português da Conservação e Restauro e ICAM – Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia). ​ Exerceu o cargo de Vice-Presidente do ICAM entre 2002 e 2005 e de Presidente do ICAM /ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), durante mais de 7 anos (2005-2013). ​ Foi representante português no Fundo IBERMEDIA (fundo financeiro de apoio às co-produções iberoamericanas) e na CACI – Conferência das Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas, entre 2002 a 2013. ​ Membro da Assembleia Estatutária da F.C.S.H., da Universidade Nova de Lisboa (2008) ​ Nos anos lectivos 2008/09 e 2009/10 leccionou o módulo de distribuição cinematográfica do curso pós-graduação em televisão e   cinema, da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas. ​ No período compreendido entre 2011 e 2013, foi membro do Conselho Consultivo da CACI – Conferência das Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas. ​ Exerceu funções de Director, na escola de actores NBAcademia, nos anos de 2014 e 2015. ​ Atualmente é consultor do Programa Ibermedia para análise e apreciação de projetos audiovisuais e do Programa CPLP Audiovisual. É um dos fundadores da AMA – Academia Mundo das Artes, onde integra a Direção.

Iolanda Laranjeiro
Fundadora | Coordenação Pedagógica

Tem o Curso de Formação de Actores e a Licenciatura Bietápica em Teatro (ramo de Teatro e Educação), ambos da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). A sua formação passou ainda pelo Estágio Internacional em Commedia dell’Arte ministrado por António Fava (Teatro del Vicolo - Itália), e por vários outros cursos de menor duração (workshop de interpretação “TCHÉKHOV” com Cristina Shavirovich no Teatro de Almada, Curso de Formação de Actores da APOIARTE, na Casa do Artista, Workshop de Técnica de Meisner com John Frey, etc) bem como formações várias na área da dança: Tango, Danças de Salão e Danças do Mundo. Em teatro trabalhou como actriz com António Melo, Carlos J. Pessoa, Dinarte Branco, Felipe Rocha, Tiago Rodrigues , Tiago Mateus, Martim Pedroso, Companhia de Teatro “Os Improváveis”, Paulo Diegues, Vítor Gonçalves, Renato Godinho e Rita Lello. Criou, produziu e interpretou o espectáculo infantil “A Última Flor”. Fez assistência de encenação a Almeno Gonçalves durante o ano de 2011 e encenou o espetáculo da Artepalco, “De Olhos Fechados”, apresentado no Teatro da Ribeira Grande, S. Miguel, em Março de 2013. Em cinema, trabalhou como actriz com Amaury Santana, Leonardo António e São José Correia e dirigiu o elenco infantil da série institucional “Yupi Trupe”, uma produção da Light Box. Em televisão, participou como actriz em “Conta-me como Foi”, na série “Velhos Amigos”, produções da SP Televisão/RTP; na novela “Mar Salgado”, produção SP Televisão / SIC; no “Cuidado Com Elas”, uma produção da Valentim de Carvalho / SIC; “I LOVE IT” e em “A ÚNICA MULHER”, ambas produções da Plural Entertainment / TVI. FEZ direcção de actores para a Plural Entertainment Portugal/TVI entre 2008 e 2016 (“Olhos nos Olhos”, “Sentimentos”, “Mar de Paixão”, “Anjo Meu”, “Louco Amor”, “Mundo Ao Contrário” e “A Única Mulher”). faz direcção de actores na sp televisão desde 2017 ("O Sábio", uma produção SP Televisão/RTP e "VIDAS OPOSTAS", uma produção SP Televisão / SIC). Trabalha na área educacional desde 2006 - ministrou a disciplina de Expressão Dramática e de Educação pela Arte em escolas do concelho de Lisboa e da Amadora; ministrou ateliers de Educação pela Arte e de Teatro no Humanus Cam – Centro de Apoio à Mulher, na ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, em várias escolas dos concelhos de Lisboa, Amadora e Barreiro, no Teatro da Ribeira Grande (ilha de S. Miguel) e na Casa de Cultura de Loulé; foi responsável pelo curso de teatro infanto-juvenil da Ilha d’Arte entre 2007 e 2009 e é neste momento responsável pelo seu curso de teatro anual, que funciona, desde 2011, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa. Fundadora e organizadora do FESTVAL DA PAIXÃO – Festival de Teatro (1ª Edição em 2015), da Guilherme Cossoul. Formadora da Nicolau Breyner Academia entre 2014 e 2016. Fundadora e coordenadora pedagógica (em conjunto com Paulo Ferreira), da AMA – Academia Mundo das Artes (2016).

Paulo Ferreira
Fundador | Coordenação Pedagógica

Integrou a COMUNA –Teatro de Pesquisa em 1981, onde permanece durante 12 anos. Tem vindo participar em inúmeros projectos em Teatro, Televisão e Cinema com João Mota, Mário Viegas, Alexandre Sousa, Alfredo Brissos, Luís Assis, Miguel Abreu, Artur Ramos, Luís Filipe Costa, entre outros. Desde 1994 até hoje, encena mais de 20 peças de teatro em projectos pontuais de produção para os quais recebe convites e encomendas. Foi docente da disciplina de Pedagogia / Educação pela Arte no Fórum da Lusofonia entre outros estabelecimentos de ensino. É autor de 11 peças de teatro, todas levadas a cena. É também autor de inúmeros projectos pedagógicos, de formação na área da interpretação e dramaturgia, todos colocados em prática em câmaras municipais, juntas de freguesia e outro tipo de instituições, onde desempenha as funções de coordenador e formador. Destaque para o Projecto Global “Educação, Cultura e Criação de Novos Públicos”, de sua autoria. Em 1999 é-lhe atribuído o estatuto de Formador, na área de Animação de Grupos e Educação pela Arte, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação. Desde essa data e até a actualidade lecciona uma série de formações direccionadas a professores do ensino básico e secundário. Paralelamente, em 2000 é convidado, pela produtora NBP, hoje PLURAL  ENTERTAINMENT PORTUGAL,  a fazer a direcção de actores em telenovelas e a criar de raiz o Departamento de Casting da empresa. Ainda hoje trabalha na PLURAL, como Coordenador do Departamento de Elencos e Director de Casting, acrescentando também as funções de Coordenador Pedagógico dos workshops da empresa, de Autor de projectos de formação. Fundador e coordenador pedagógico (em conjunto com Iolanda Laranjeiro), da AMA – Academia Mundo das Artes (2016).

Rui Aguiar
Responsável Técnico

Carla Nunes
Apoio Administrativo

" Só vives realmente, se te atreveres a atrever"

Paulo Ferreira

Copyright © 2018 | AMA- Academia Mundo das Artes  Web Design  A Reinventora.

Ligue já! Top