O Ator/Atriz no Cinema

Nara Sakarê

De 5 a 9 de Dezembro de 2022

Horário: Das 10h às 18h

Local: AMA

Valor: 190€

A base da formação do actor é o teatro. Ao longo dos seus 25 anos de observação e pesquisa sobre o trabalho do actor no cinema, Nara percebe que existem muitos atores incríveis com sucesso no teatro que não conseguem imigrar para o audiovisual.

“O Ator/Atriz no Cinema”.

Este workshop foca 3 pontos fundamentais:

– Criar intimidade do Ator/Atriz com sua imagem enquanto potência criativa e narrativa cinematográfica.

– Autonomia criativa e o ‘’específico’’ do Audiovisual.

– Domínio da linguagem Cinematográfica.

O guião não é o filme. O Ator escreve o filme no corpo, fazendo!

O objetivo deste processo é despertar o Ator para que se faça único, com a teoria “vamos entender as estruturas criativas e técnicas” e na prática “aplicação em set de forma autoral de tais conhecimentos, através do trabalho com a câmara.”

Metodologia

  Necessário trazer para o curso:

– Roupa confortável.

– Caderno e caneta.

– Uma venda para os olhos.

– Um pijama ou camisola (roupa de dormir) para o personagem.

– Roupa de festa com acessórios.

– Objeto de infância.

– Porta retrato com foto do pai.

– Porta retrato com foto da mãe.

OBS: Não pode ser foto de gente famosa, nem dos pais biológicos dos atores.

Nara Sakarê

Idealizadora e diretora do grupo de pesquisa em cinema com foco no trabalho do ator, o AP43. Iniciou sua carreira no cinema como integrante da equipe de preparação de elenco nos filmes “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e “Desmundo”, de Alan Fresnot.

Recentemente assina a direção de atores dos longas-metragens de Roberto Gervitz “Prova de coragem”, “Uma noite não é nada” de Alan Fresnot, “A grávida da Cinemateca” de Christian Saghaard e preparou o elenco principal da série “Natureza morta” de Flavio Frederico e Murilo Pasta. E anterior a estes, os longas-metragens: “Carisma imbecil”, do diretor Sergio Bianch, “Não por acaso” de Philib Barcinski e “Pisando no branco” de André Pellenz.

Dirigiu os curtas “A festa, “Sophia”, do grupo ap43 e co-dirigiu com André Meirelles Collazzi o curta-metragem “Cylene”, selecionado para o Short Film Corner 2016 de Cannes, Festival Internacional de Huesca 2016 e Mostra Internacional de Curta-metragem de São Paulo 2016.

No teatro, trabalhou com Antunes Filho (CPT) ao longo de cinco anos.   Professora na Escola de Arte Dramática da USP (EAD) em 2016. É consultora de direção de atores nas oficinas do Kinoforum e do Núcleo Experimental de Cinema do MIS.

QUERO SABER MAIS SOBRE ESTE CURSO!​

Copyright © 2022 | AMA – Academia Mundo das Artes | Política de Privacidade