A PERSONAGEM E EU: UM COMPLEXO FLUIDO

Rodrigo Portella

De 30 de Maio a 3 de Junho de 2022

Horário: Das 10h às 14h

Local: AMA

Valor: 150€

Muitas vezes criamos nossas personagens como quem busca materializar no corpo o entendimento extraído do texto. Como se a personagem habitasse pronta e definitiva nas palavras escritas e previamente engendradas pelo autor. Em Tom na Fazenda, o processo de criação foi (e é) baseado numa abordagem fluida do texto e da personagem, completamente aberta e em permanente construção, tentando abrir perspectivas de discursos cada vez mais plurais, e alcançar atuações mais orgânicas, verdadeiras e potentes. O workshop proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer e experimentar alguns dos dispositivos adotados na criação das personagens deste que é um dos mais premiados espetáculos do teatro brasileiro contemporâneo.

Metodologia

Eixo 1 - Conceitos preliminares:

Desarticulação da ideia de presença como estado. Compreensão de alguns modos particulares de performação orgânica e arbitrária. Exercício da capacidade de atração do olhar do outro através de conceitos como: retenção, contraponto, síntese, suspensão e reciprocidade. Criação de autorretratos individuais Processo de conexão entre memória, imagem e discurso. Olhar a própria identidade como algo indefinido, fluido e em trânsito.

Eixo 2: O processo de Tom na Fazenda:

Abordagem do texto como pré-texto: meios para instaurar uma crise. Estudo da personagem como um complexo fluido e indefinido: por mais perguntas e menos respostas.  Aplicabilidade de conceitos como resistência, contradição e contraste como forças motrizes do processo de criação. Uso do Jogo na elaboração de um repertório material (gesto, objeto, som, espaço, imagem). Criação de cenas a partir de fragmentos da peça Tom Na Fazenda. 

Rodrigo Portella

Artista transmídia nascido no interior do Brasil, diretor de teatro e dramaturgo com 29 anos de carreira, foi vencedor dos principais prêmios do teatro brasileiro nos últimos anos como Melhor Diretor por peças como “As Crianças” (de Lucy Kirkwood) em 2020 e Tom na Fazenda (de Michel Marc Bouchard) em 2018. Este último foi vencedor do Prix de la Critique como Melhor Espetáculo Estrangeiro (Montréal – 2018/2019) e dos Prêmios APCA (São Paulo – 2019) e APTR (Rio de Janeiro – 2018). Formado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro, com mestrado concluído e doutorado em curso. Nos últimos 10 anos, seus trabalhos integraram a programação dos maiores festivais de teatro do país e circularam por mais de 90 cidades no Brasil, Argentina, Equador, Chile, Alemanha e Canadá. Atualmente vive em Barcelona, e é professor do Curso Superior do Instituto Cal de Arte e Cultura. 

Uma parceria entre:

QUERO SABER MAIS SOBRE ESTE CURSO!​

Copyright © 2022 | AMA – Academia Mundo das Artes | Política de Privacidade